O QUE É

Idealizada especialmente para atender aos novos desafios do mercado, a Escola de Séries é um espaço de encontro e troca para promover o diálogo entre criadores, produtores e executivos do mercado brasileiro e internacional por meio de diversas ações integradas voltadas para quem deseja criar e desenvolver projetos de séries de ficção para a TV e outras plataformas. 

São três os principais objetivos da Escola de Séries:

  • Fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos e a estruturação de carteiras de projetos de séries; 
  • Aumentar a competitividade dos projetos, dos profissionais e das produtoras brasileiras;
  •  Selecionar e apresentar projetos  nos mercados brasileiro e internacional.

AÇÕES DE 2017

Sempre atenta às necessidades do mercado audiovisual, em 2017 a Escola de Séries lançou o curso de 128h DA IDEIA AO PROJETO em parceria com a FACHA no Rio de Janeiro, em o curso DA IDEIA AO PROJETO de 40h em parceria com a Araçá Azul, em Salvador Bahia.

 

HISTÓRICO 

Criada em parceira pelas produtoras Wise Entertainment e Esmerlada Produções, e realização do SEBRAE RJ e ESPM RJ, patrocínio da RioFilme e apoio de O Boticário, a 1a edição da Escola de Séries aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e foi lançada em 24 de fevereiro de 2015, no Warm Up do RioContentMarket.

Sucesso de público, teve cerca de 1 mil inscrições em suas 52 oficinas. Teve mais de 100 projetos de séries inscritos no processo seletivo do Laboratório de Imersão e mais de 500 criadores e executivos presentes nos 2 (dois) Seminários organizados.

 

SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO

Realizado em 24 de fevereiro de 2015, no Hotel Windsor Barra, no Warm Up do RioContentMarket, o seminário de lançamento da Escola de Séries teve a participação dos executivos Cezar Vazquez, Superintendente (SEBRAE RJ), Angela Costa, Presidente do Conselho Deliberativo (SEBRAE RJ), Flávia Flamínio, diretora geral (ESPM RJ), Felipe Marron, diretor administrativo e financeiro (RioFilme), Eric Rovner, agente de talentos (WME), Maurício Mota, produtor executivo (Os Alquimistas/ Wise Entertainment) e Jessica Scott, executiva (Canal Hulu), responsáveis pela série hit do verão americano “East Los High”, e de Erica Green, roteirista da série “How to get away with murder”.

 

OFICINAS

Grade de 52 oficinas com 8h de duração cada uma, relacionadas às competências técnicas de narrativa, linguagem, mercado, negócios e gestão, divididas em três temporadas alinhadas com as ações de maior abrangência e destaque, como os seminários, laboratório e participação no mercado. 

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Realizado de 29 de junho a 02 de julho de 2015, no Hotel JW Marriott Rio de Janeiro, o Seminário Internacional da Escola de Séries teve a participação de executivos brasileiros e internacionais como Zico Góes, Diretor de Conteúdo, FOX International Channels do Brasil, Mônica Pimentel, VP de Conteúdo, Discovery Networks Brasil, David Levine, SVP de Programação Original Drama, HBO, Gary Marenzi – Cofundador, Rapido Entertainment, e Kathleen Bedoya, Produtora Executiva Wise Entertainment, além dos especialistas em narrativa Elena Soárez, roteirista, Daniel Rezende, diretor e editor e Luiz Bolognesi, roteirista e diretor, dos produtores criativos Adriano Civita, Prodigo Films, Luiz Noronha, Zola Produções e Roberto d’Avila, Moonshot Pictures, e dos criadores de séries Cláudio Torres, Conspiração Filmes, Juliano Enrico, TV Quase/ Copa Studio, e Belisário Franca, Giros.

 

ENCONTRO COM O MERCADO I

No segundo semestre de 2016, serão apresentados a profissionais do mercado, 30 séries selecionadas entre as trabalhadas no laboratório e nas atividades da Escola de Séries, sendo 10 séries selecionadas para o Laboratório e 20 séries convidadas que tenham se inscrito no processo de seleção do Laboratório. 

 

AÇÃO NO RIOCONTENTMARKET / UM OFERECIMENTO DA RIOFILME

Numa ação inédita e exclusiva, a RioFilme e o Sebrae ofereceram aos 30 proponentes selecionados para a SEGUNDA TRIAGEM do processo de seleção do Laboratório de Imersão, uma credencial e um espaço para reuniões de ngócios para participar do RioContentMarket, de 9 a 11 de março de 2016, e inscrever até 3 projetos nas Rodadas de Negócios.

 

LABORATÓRIO DE IMERSÃO

Com o objetivo de promover o aprimoramento de projetos, a Escola de Séries ofereceu a 10 autores, criadores e roteiristas do Estado do Rio de Janeiro a oportunidade de encontro com 5 especialistas internacionais e 5 especialistas brasileiros em um processo organizado de consultorias para séries de TV, de 28 de junho à 01 de julho, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Consultores participantes:

Brasileiros:

  • Daniel Rezende, Diretor e editor
  • Flávia Lins e Silva, Autora e roteirista
  • José Roberto Torero, Autor e roteirista
  • Leandro Assis, Roteirista
  • Sonia Rodrigues, Autora e roteirista

Internacionais:

  • Alan Poul, Diretor e produtor
  • Jonathan Gabay, Executivo de desenvolvimento da FOX
  • Mark Taylor, Produtor criativo e executivo de desenvolvimento
  • Matt Dearborn, Roteirista e produtor executivo
  • Mauricio Mota, Produtor executivo

Projetos participantes:

  • A Corretora (Drama), de Guta Stresser, Alexandre Raupp e Andr'é Paixão
  • Cangaço - a série (Drama), de Paulo Wenceslau
  • Classe Z (Comédia), de Daniel Fraiha e Helio Magalhães
  • Com amor, Vitória Diniz (Dramédia), de Yann Hatchuel
  • Crise S.A. (Dramédia), de Izabella Faya e Ana Pacheco
  • Foda Madrinha (Comédia), de Paula Santos e Rodrigo de Vasconcellos
  • Fora de órbita (Comédia), de Bianca Watson e Mathilda Kovac
  • Fred e Flora (Infantil), de Giulia Braz, Antonio Carneiro e Sonia Violeta
  • Olho por Olho (Drama), de Victor Brunetti e Carlos da Silva Pinto
  • Tudo ou nada (Drama), de Paulo Dimantas e Sacha Bali

ENCONTRO COM O MERCADO II

Com o objetivo de promover o encontro entre criadores e produtoras do mercado, a Escola de Séries viabilizou o Encontro com o Mercado II, onde 18 projetos que participaram do processo de seleção do Laboratório de Imersão e que ainda não tinham uma produtora associada, foram apresentados em formato de pitching para cerca de 100 das principais produtoras do estado do Rio de Janeiro. no Hotel Windsor Barra, dias 26 e 27 de julho de 2016.

AÇÕES DE 2018

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

CONHEÇA ABAIXO O PROGRAMA E OS SELECIONADOS 

 

A presente Chamada busca selecionar 48 projetos com até 02 representantes, para participar de um programa de aceleração com duração de dois meses (agosto de 2018 a setembro de 2018). O programa tem o objetivo de contribuir de forma efetiva para a aceleração de empresas, por meio da capacitação dos empresários e do desenvolvimento e estruturação de carteiras de projetos, ampliando sua competitividade no mercado e promovendo sua sustentabilidade.

As empresas participantes receberão 2 sessões de consultoria especializada para seu projeto selecionado e 4 oficinas com duração de 4h: Jurídica, Orçamento, Planejamento Estratégico e Estruturação de carteiras de Projetos.

Podem se candidatar a presente Chamada e passar pela fase de habilitação para continuidade no processo seletivo, microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) brasileiros, legalmente constituídos no Estado do Rio de Janeiro, do setor de audiovisual, em atividade há pelo menos 01 ano.

Serão aceitos projetos de série de ficção, documentário ou animação.

Cada empresa poderá inscrever até 2 projetos.

A participação em todas as ações, consultorias e oficinas, é obrigatória.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período de 31 de julho e 21 de agosto de 2018.

 

EDITAL NA ÍNTEGRA: CLIQUE AQUI

AGENDA DO PROGRAMA

Inscrições: 31 de julho a 21 de agosto
Publicação dos Selecionados: 25 de agosto

ETAPA 1 / DIA 01 DE SETEMBRO

Oficina Jurídica e Oficina de Orçamento. 
Local: CRAB
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h

ETAPA 2 / DIAS 04, 05 E 06 DE SETEMBRO

Consultoria especializada e individual remota por Skype, com duração de 30’, para cada uma das 48 empresas e respectivos projetos selecionados;

ETAPA 3 / DE 05 A 20 DE SETEMBRO

Reformulação dos projetos pelos participantes;

ETAPA 4 / DIAS 19, 20 E 21 DE SETEMBRO

Envio dos projetos reformulados para nova apreciação e análise pelos consultores;

ETAPA 5 / DIA 22 DE SETEMBRO

Oficina de Planejamento Estratégico e Oficina de Estruturação de Carteiras de Projetos.
Local: CRAB
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h

ETAPA 6 / DIAS 02, 03 E 04 DE OUTUBRO

Consultoria especializada e individual presencial com duração de 30’, para cada uma das 48 empresas e respectivos projetos que passaram pela consultoria individual remota.
Local: CRAB
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h

 

DIFERENCIAIS E BENEFÍCIOS

 Todas as empresas que se inscreverem no processo seletivo do Programa de Aceleração receberão um link com o valor promocional de R$ 99,00 para ter acesso ao curso online da Escola de Séries, DA IDEIA AO PROJETO, com 17 vídeo-aulas e conteúdo exclusivo com a autora e roteirista Sonia Rodrigues.

Os projetos selecionados para o Programa de Aceleração estarão automaticamente pré-selecionados para as sessões de Pitching do 2º Seminário Internacional da Escola de Séries, a ser realizado no CRAB no primeiro trimestre de 2019.

 

EQUIPE

EQUIPE CONSULTORIAS INDIVIDUAIS

  • Sonia Rodrigues - autora e roteirista

Roteirista e escritora premiada com 30 livros publicados, primeira especialista brasileira a analisar a estrutura de 64 séries estrangeiras e brasileiras no livro “Como escrever séries”. Phd em Literatura, com expressiva produção criativa em literatura, roteiros para TV, documentários e conteúdo digital (sites, educational platforms e jogos), criadora da plataforma de escrita criativa "Almanaque da Rede". Sonia fez, desde 2003, a análise de mais de 1200 roteiros para a Globofilmes. Atualmente trabalha na preparação de seu longa-metragem, #EuSouMaria, um drama infanto-juvenil em coprodução com a Globo Filmes e distribuição da Elo Audiovisual.

  • Gustavo Moares - roteirista, produtor e diretor

Mestre pela Columbia University nas áreas de produção e direção, Moraes trabalhou na Fortissimo Films na Holanda onde teve a oportunidade de participar do Rotterdam Cinemart avaliando pitchings de projetos selecionados. Participou ainda do Binger Film Lab, Produire au Sud (Festival de 3 Continents) e do Laboratório Sesc de Roteiros onde aprendeu e praticou técnica de pitching. Moraes ministra sobre o tema desde 2011. Mais recentemente, Moraes prestou consultoria de roteiro para o filme Paraíso Perdidode Monique Gardenberg e foi um dos roteiristas da série dramática televisiva Baile de Máscaras.

 

EQUIPE OFICINAS

  • Daniel Mattos - roteirista, diretor e produtor, especialista da ANCINE

Publicitário e Doutor em Comunicação pela UFRJ. Escreveu, produziu e dirigiu o longa-metragem “Dia de Preto” (2013), que obteve mais de 10 prêmios nacionais e internacionais e hoje está disponível no serviço de VOD NOW e no Canal Brasil. É professor de audiovisual em cursos universitários, atualmente dá aulas de roteiro em nível de pós-graduação e é Especialista da ANCINE, onde atua desde 2009 tendo analisado e selecionado centenas de projetos de filmes e séries.

  • Íris Sá - advogada e associada do escritório Murta Goyanes

Associada do escritório Murta Goyanes Advogados, com experiência em Direitos Autorais, Entretenimento e Marcas, Íris presta consultoria para clientes nacionais e internacionais. Graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes, Pós-Graduada em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC-Rio e Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes, integrou por mais de 10 anos o departamento jurídico de grande empresa de produção e radiodifusão de conteúdo audiovisual, atuando mais recentemente como Especialista na área de Negócios e Planejamento de conteúdos destinados à indústria cinematográfica.

  • Leonardo Ribeiro - produtor executivo TV ZERO

Formado em Comunicação Social com especialização em produção pela EICTV-Cuba e em marketing e distribuição pela ESCAC, Barcelona. Trabalha desde 2002 na produção de TV e Cinema. Na TvZERO coordenou os programas de TV Sangue Latino, Estúdio 66, Socorro! Meu Filho Come Mal, Fanáticos e Promessas do Futebol; e os filmes Sete Visitas, Democracia em Preto e Branco, A Farra do Circo, e Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro. Atualmente trabalha no desenvolvimento 4atemporada da série #mechamadebruna com o canal Fox Premium.

 

EMENTAS OFICINAS

OFICINA DE ORÇAMENTO, com Leo Ribeiro

O impacto das escolhas criativas no orçamento do projeto e a adequação do orçamento ao que vem sendo praticado no mercado. Leitura de um roteiro com o olhar da produção, decupagem do roteiro, elaboração de um plano de trabalho e cronograma. O que ter em conta para elaborar um orçamento de produção. Especificidades de orçamentos de curta, série, longa, ficção e doc. Controle do Orçamento / Cashflow. Planejamento e controle de produção. Prestação de contas.

OFICINA JURÍDICA, com Íris Sá

Sessão dedicada a explorar os Direitos e Modelos de Negócio relacionados às Produções Audiovisuais, com foco na produção de séries. Visa fornecer aos produtores noções jurídicas fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades e exposição dos modelos de negócios atualmente praticados pelo mercado. Orientação às empresas participantes com base em suas respectivas carteiras de projetos.

OFICINAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DE ESTRUTURAÇÃO DE CARTEIRA DE PROJETOS, com Daniel Mattos

Conceito de carteira de projetos e suas variantes estratégicas, metodologia e processo de desenvolvimento de projetos e criação e estruturação de equipe de desenvolvimento. 

CONCEITO DE CARTEIRA DE PROJETOS E SUAS VARIANTES ESTRATÉGICAS 

O que é uma carteira? Fundamentos econômicos: diversificação. Economia de escala e de escopo. Protótipo e direito autoral como ativo de valor. Carteira de projetos: estratificação. Nichos e especialização versus diversificação. Construção do line-up. Extensão de marca (sequel, prequel, spin-off e derivadas). Como construir a melhor carteira para suas circunstâncias específicas. 

METODOLOGIA E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

O que é pesquisa e desenvolvimento? Core Project e variáveis táticas. Estudo de demanda. Desenvolvimento spec versus desenvolvimento ad hoc. Adaptando o core às circunstâncias. Formato, gênero e público-alvo. Etapas, métodos e objetivos de desenvolvimento para diferentes formatos e gêneros. 

EQUIPE CRIATIVA

O que é uma sala de roteiristas? A estrutura de uma equipe de desenvolvimento. Características e funções: Líder criativo, Produtor Executivo, Pesquisador, Consultoria, Roteiristas de Staff, especialistas. Como transformar um “bando de roteiristas” em uma equipe de desenvolvimento coesa. 

 

REALIZAÇÃO

 
 

PROJETOS SELECIONADOS EM CARÁTER DEFINITIVO

Parabenizamos a todos os participantes inscritos no processo seletivo do Programa de Aceleração da Escola de Séries e comunicamos a lista final dos 48 projetos selecionados:

1.     56 KBPS, DE LIHEMM FARAH

2.     A CULTURA QUE VOCÊ VESTE, DE ROBERTO MEIRELES E ALESSANDRA MARINS

3.    A VIDA NÃO É UM FILME, DE RAFAEL PEIXOTO

4.    ACORDA, MADÁ!, DE ALDO PICINI

5.    ALPHA PLAYER, DE BRUNO CAETANO E RAPHAEL FONTENELLE

6.    ARTISTAS DA CURA: O ARTISTA DO BISTURI, DE RENATA LAGO

7.    ATUM & DORA, DE DAVI PIRES

8.    BANDALHA, DE MARCOS GUTTMAN

9.    BIA E A TURMA DAS ESTRELAS, DE ANTONIO CARNEIRO

10.  CIDADE DOS SONHOS, DE RENATA SPITZ

11.  CLUBE DO ARREPIO, DE VICTOR LIMA

12.  DE MÃE PARA FILHA, DE NADYA NINA

13.  ESMALTE, BATOM E SANGUE, DE JOSÉ LUIS ROCHA

14.  FILHOS CRIADOS, TRABALHOS DOBRADOS, DE BETSE DE PAULA

15.  FORTUNA, OU UMA MULHER CHAMADA WANDA, DE MARIO NAKAMURA

16.  FRIEDZONE, DE PAULA WEISS

17.  GARDÊNIA, DE JOSÉ LUIS ROCHA

18.  GOIÂNIA!, DE PAULA ZANETTINI

19.  HARIBETE – A DOMINATRIZ GOURMET, DE DANIEL FRAIHA

20.  IÁTRICA – A ARTE DE CURAR, DE RENATA LAGO

21.  IDOLATRADA, DE MICHELLE RAJA GEBARA

22.  INCRIME, DE MICHELLE RAJA GEBARA

23.  INSANO, DE LETÍCIA HELENA TELLES E FLÁVIO AUGUSTO FALCÃO

24.  ISA NA REDE, DE CLARA MELLO

25.  MARAVILHOSA, DE LARISSA CÂMARA

26.  MENINA DAS ÁGUAS, DE ANNE RAQUEL SAMPAIO

27.  MESTRES DA BATERIA, DE ELVIRA ROCHA

28.  MEU AMIGO POODLE, DE SYLVIA PATRÍCIA

29.  MEU PAI É UM PIRATA, DE CESAR BARBOSA

30.  MOFADO & TANQUINHO, DE LEONARDO SÁ

31.  NÔMADES DIGITAIS, DE VANESSA DE ARAÚJO SOUZA

32.  O AMOR ESTÁ NO AR,  DE MARIA ANGÉLICA MARQUES

33.  O CARDÁPIO, DE DOUGLAS TOURINHO

34.  O GRITO, DE ERIC PAIVA

35.  O MUNDO INVERTIDO DE ANINHA, DE GUSTAVO PINHEIRO

36.  OS SOUZA, DE MARIA GAL

37.  PLANO ASTRAL, DE ANTONIO CARNEIRO

38.  POR TRÁS DO PANO, DE ROBERTO MEIRELES E ALESSANDRA MARINS

39.  PORN, DE PAULA WEISS

40.  RIO CULTURA VINTAGE, DE LUCIANA ROCHA, BRUNO MARTINS DA SILVA E MAXIMILIAN DE OLIVEIRA PAIXÃO

41.  RODA MUNDO, DE GIULIA BRAZ DE MELO RODRIGUES

42.  ROLÉ LITERÁRIO, DE CLARA MELLO

43.  SOMBRAS ÍNTIMAS, DE QUÉZIA LOPES

44.  TIME4LOVE, DE HENRIQUE FARIAS

45. TUHU, O MENINO VILLA-LOBOS, DE KAREN ACIOLY

46.  VAN FILOSOFIA, DE FLÁVIO AUGUSTO FALCÃO NETO E LETÍCIA HELENA TELLES

47.  VIAJANTES, DE SILVIO ANDRADE

48.  ZUL, A MENINA DOS CÍLIOS AZUIS, DE LEONARDO SÁ